Falar que a Escola Pública é um fracasso se transformou em um clichê. Muita gente que nunca visitou uma ,repete a frase como se fosse especialista. Trabalhei 5 anos na rede privada e vou fazer 3 na pública , por isso posso dizer com propriedade, DEPENDE!
Trabalhei em escolas particulares que me fizeram pegar um verdadeiro trauma desse setor. Salários atrasados, desorganização, nenhum compromisso pedagógico, falta de ética, produtivismo ao extremo, etc. Um verdadeiro terror.
A rede pública é apaixonante. Os desafios, o processo de construção coletiva, saber que estamos trabalhando com quem realmente precisa, a liberdade metodológica, a estabilidade, as lutas da categorias.
Em compensação, os salários são péssimos, a estrutura é ruim e não existe nenhum reconhecimento pelo trabalho. Alem da completa precarização do trabalho docente, os riscos à saúde a até mesmo à vida do professor.
A questão é, frente aos problemas da vida real o que fazer? Hoje recebi uma proposta de trabalho da rede privada com uma carga horária menor e um salário maior do que eu tenho no Estado e Muncípio. Só em pensar nessa possibilidade já me sinto ferindo meus princípios, mas minha esposa está grávida de nossa 1ª filha e isso me coloca com uma série de planos a realizar, coisa a fazer, responsabilidades futuras, aaaaaaa!... resultado...estou em um dilema!
O que fazer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, Debata, Proteste!