sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Rubem Alves - Algumas considerações

“A renovação da educação não se encontra em uma nova Lei de Diretrizes e Bases. É preciso mudar os sentimentos e as idéias na cabeça dos professores”,

Me perdoem os fans de Rubem Alves, inclusive por que não possuo o porte acadêmico e teórico deste importante Educador. Mas não posso passar por frases como esta sem questionar. Está na minha natureza Freireana.

Já dizia um grande professor meu: "O senso comum vê um filme Hollywoodiano, na película um homem pega um taxi, anda pela cidade, para em um parque, pega outro taxi, vai ao cinema, pega outro taxi, passa na casa da namorada, pega mais um taxi e janta em um restaurante. Após o jantar eles andam pela margem de um rio à noite até a casa do personagem principal e fazem amor. Tudo é lindo! Por mais chato que pareça, um Marxista ao ver essa cena pergunta: O que esse homem faz da vida? Com que dinheiro pega tantos Taxis? Que cidade é essa que permite pessoas andarem pela madrugada sozinhas a pé? O rio não estaria poluído? Será que algum deles não é casado? Estariam usando camisinha?!"

Esse é mais ou menos o ponto de vista que eu tenho em relação às crônicas de Rubens Alves. Tudo é muito lindo, aparentemente faz muito sentido. Mas se pararmos para pensar nos perguntaremos. Como mudar a cabeça e os sentimentos desse professor? Como sabendo que a cada dia mais e mais faculdades formam professores sem nenhum critério de qualidade. Como se o que se conhece em formaçao continuada são cursos e mais cursos à distância? Como se, para manter a família e se manter, este professor, como eu, tem que trabalhar em todos os horários em praticamente todos os dias da semana, em uma dinâmica que favorece muito mais à alienação do trabalho do que a criticidade que a prática docente exige?

Na verdade o que Rubem Alves faz é inverter a lógica da qualidade da educação e da motivação e formação dos professores. Colocando nos já combalidos mestres, além de tudo, a tarefa de se motivar, se formar, se sustentar e construir, a despeito de tudo e de todos, uma educação melhor.


Bom, pelo menos é isso que eu penso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, Debata, Proteste!